saiba como digitalizar um negócio

Saiba a importância de digitalizar um negócio

Você sabe a importância de digitalizar um negócio? Ou até mesmo sabe no que consiste digitalizar um negócio? Nesse post eu vou explicar os conceitos e passar algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Acredito que os termos digitalizar um negócio no cenário que estamos não causa tanto estranhamento quanto causava antes. Talvez não seja estranhamento a palavra, mas sim receio.

Muita coisa mudou e ainda está mudando por causa do cenário de pandemia que estamos vivendo. Muitos negócios por não poderem funcionar pela questão do distanciamento social estão falindo, pois precisam vender/prestar serviços. Nesse sentido, entra a parte de digitalizar e usar a internet a favor do seu negócio.
Digitalizar uma empresa consiste em usar recursos tecnológicos para aprimorar processos e obter mais resultados.

Os benefícios de digitalizar um negócio usando a internet a seu favor

Vou citar nesse texto formas de digitalizar usando a internet e seus canais para ajudar o seu negócio.
São inúmeros os benefícios, mas vou falar dos principais que dão mais resultados para quem quer começar esse processo.

Menos custo mais resultado

Usando a internet e os recursos de maneira correta é possível obter muito mais resultado com menos custo. O alcance que você pode ter é muito maior.

Você pode segmentar e alcançar grupos de pessoas específicas com anúncios, se você tiver um site pode trabalhar para que ele apareça nos resultados de pesquisa, também é possível dar mais visibilidade a sua marca sendo presente nas redes sociais.

Nesse sentido, você vai alcançar mais pessoas e gastar menos do que gastaria se tivesse que alcançar elas sem usar a internet.

Sua empresa pode estar sempre aberta

Decorrente da pandemia, inúmeros lugares não podem abrir, o que impede de seu cliente chegar até você para comprar. Por esse motivo, a solução que muitos negócios têm adotado o uso de plataformas para vender online.

Tendo um site, ou no caso uma loja online, seus clientes podem acessar e comprar sem ter que sair de casa e a qualquer horário, o que é muito difícil quando se tem só a loja física.

Relacionamento com cliente mais forte através das redes sociais

Ao ter uma conta da sua empresa nas redes sociais, postando conteúdos que possam agregar ao seu cliente, é possível melhorar muito o relacionamento com ele. Fazendo assim com que ele lembre do seu negócio e opte por comprar ou até mesmo indicar para outras pessoas.

Existem inúmeras redes sociais cada uma com um propósito diferente.

Nesse sentido, não basta somente criar o seu perfil nesses canais. É necessário que você agregue de alguma forma para as pessoas que seguem sua marca, postando conteúdos e não só foto de seus produtos. Ter uma estratégia seguida de um planejamento é extremamente necessário para fazer uma boa gestão nessas redes.

Outro fator importante é que você deve responder as pessoas que entram em contato com sua marca.

Análise de resultados e facilidade na otimização de estratégias

Quando você cria um perfil em alguma rede social ou até mesmo um site, é possível ver os resultados que você alcança e entender o que está dando certo ou errado

Você pode ver quantas pessoas acessaram seu site, quantas compraram, o canal de origem dessas pessoas, informações demográficas e inúmeras outras informações. Nas redes sociais você pode ver o alcance, engajamento das suas postagens, dados como idade e sexo de quem é alcançado e entre outros inúmeros dados.

Isso pode ajudar a segmentar e direcionar para determinados públicos e entender o que está dando certo em sua estratégia. E claro, pode gerar insights até mesmo para estratégias na sua loja física.

Como digitalizar um negócio através da internet

Para conseguir um bom desempenho da sua empresa na internet é necessário seguir alguns passos como: definir objetivos, ter em mente os canais que serão usados, planejamento e mensuração de resultados.

Acho importante frisar nesse tópico que uma das soluções que muitas empresas têm adotado é contratar agências especializadas nesse assunto, como agências de marketing.

Como exemplo disso, citarei nós da Ozorio, pois auxiliamos as empresas prestando consultorias, ou até mesmo, colocando em prática e agindo em todos os processos que envolvem o marketing, desde criação de planejamentos para redes sociais e blog, execução e mensuração de resultados.

Para quem tem interesse em saber os passos que adotamos na agência para os nossos cliente obterem resultados com a digitalização, vou falar na sequência. E claro, para quem tem interesse em saber mais sobre os nossos serviços basta entrar em contato conosco.

Definindo objetivos

Antes de colocar em prática todos processos da digitalização, é necessário entender o seu objetivo e o que está te levando a digitalizar sua empresa.

Tendo definido eles fica mais fácil de fazer um planejamento e saber quais os melhores canais que podem dar um resultado mais efetivo.

Canais e meios de digitalização na internet

Assim que você definir seus objetivos você vai ter uma ideia dos canais e meios que você vai ter que usar.
Estar com um negócio na internet não se resume só em perfis em diferentes tipos de redes sociais. Nesse sentido, falo em empresas que tem uma loja física, é necessário ter um e-commerce. Claro que tudo depende da maturidade do seu negócio e da sua disponibilidade para manter o seu site em dia.

Estratégia e planejamento

Para traçar um bom planejamento é necessário que você tenha entendido os itens e acima e ainda entenda o seu mercado.

Você sempre terá que ter um planejamento, o interessante é ter um mais a longo prazo e outros mensais, é um exemplo. A atualização deve ser constante, principalmente para quem recém vai embarcar na digitalização.

Importante frisar que os resultados não são a curto prazo, muitas vezes ele vem da constância.

Muitas pessoas que começam nesse caminho sem dar a devida atenção acabam achando que o digital não traz resultado mas eu posso te dizer com certeza, que isso é falta de dedicação para cumprir um planejamento.

Análise de resultados

Uma das grandes vantagens de usar a internet a favor do seu negócio, é que você pode analisar seus resultados. Não vou nem me limitar a somente análise de resultados, você pode ver os públicos que você atinge, o que pode ajudar muito a ir cada vez mais acertando em seus planejamentos. E isso também pode te ajudar a tomar decisões para sua loja física.

Esse blogpost foi só a ponta do iceberg de tudo que envolve usar a internet a favor de digitalizar um negócio. Eu poderia ficar aqui ensinando diversas estratégias, mas acho que antes é necessário você entender o básico e depois tentar avançar. E como falei no texto, tudo exige dedicação e tempo, mas se você não tem tempo para isso e quer digitalizar, procure uma agência.Nesse sentido, nós da Ozorio estamos prontos para te auxiliar nesses processos, basta entrar em contato.

E não esqueça, o digital veio para mudar o jogo, e claro, já está mudando, vamos fazer o seu negócio embarcar nessa também?

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