gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais: Saiba como aumentar a visibilidade do seu negócio

Aumentar a visibilidade dos negócios é o desejo da maioria dos empreendedores, e acredito que seja o seu também! Contudo, para conseguir esse resultado existem inúmeras formas, e uma delas é a partir da gestão das redes sociais.

Em tempos difíceis, como a pandemia que estamos agora (2020), com a crise econômica que está acontecendo, a digitalização de muitos negócios está sendo extremamente necessária. Infelizmente, muitos negócios não irão sobreviver a esse momento se não acharem outros caminhos e formas de vender. E desses meios, eu gostaria de reforçar tudo que engloba formas de digitalização.

Nesse sentido, digo também, que engana-se quem acha que isso é complicado e envolve muito dinheiro, pois pode ser um processo simples que pode ir avançando conforme o tempo vai passando.

Atualmente, com a gama de redes sociais e funções que a cada dia surgem dentro delas, só quem realmente teve experiências ruins com marketing digital ou que não aceita as formas que a tecnologia vem avançando pode dizer que não funciona e que é caro. Se você está em uma dessas situações, ou quer saber mais sobre isso, te convido a ler esse texto e entender como aumentar a visibilidade do seu negócio com uma boa gestão das redes sociais da sua empresa.

O Marketing através das redes sociais

Independente do segmento, investir na gestão das redes sociais pode trazer um resultado muito grande sem ter um custo elevado.

Cada dia que passas as pessoas consomem mais e mais informações dentro das redes sociais, e principalmente agora por causa da quarentena.

Um estudo feito através da consultoria Kantar com mais de 25.000 pessoas, aponta que uso de redes sociais como Instagram, Facebook e Whatsapp cresceram em 40% nesse periodo.

Com isso podemos concluir que seus clientes podem estar nesses canais, e para atingi-los você precisa se mostrar presente por lá.

Nesse contexto não é só estar presente, e sim mostrar valor e se adequar a linguagem de cada rede social, levando em consideração seu público e o que você pode agregar a ele.

Fazer publicações sem pensar e não ter um planejamento, pode te fazer perder tempo e não ter nenhum resultado. É necessário se atentar aos seguinte itens:

  • Definição de objetivos que você quer alcançar com as redes sociais;
  • Onde essas ações serão executadas (definir quais redes sociais);
  • Produção do conteúdo;
  • Modos de acompanhar e mensurar os resultados.

Colocando em prática esses passos, você verá os benefícios de uma boa gestão de redes sociais.

Definindo os seus objetivos nas redes sociais

Para dar início em sua gestão de redes sociais é extremamente necessário definir o que você quer alcançar com a gestão de redes sociais. Entrar nas redes sociais somente com o pretexto de aparecer, não vai funcionar.

Seu objetivo é reforçar sua marca? Aumentar as vendas no seu site? Divulgar seus produtos nas redes sociais? Influenciar pessoas?… Existem inúmeros objetivos, cada negócio tem o seu. Tente entender o seu, e pense como isso pode dar sequência em suas ações para conseguir alcançá-lo.

Com isso, vale fazer um planejamento estratégico.

Quais redes sociais usar?

Atualmente existem diversas redes sociais, com propósitos diferentes, públicos diferentes e que tem formatos de mídias diferentes.

Por esse motivo, é importante ter definido seus objetivos como falei no tópico acima, para saber em qual canal se encaixa em sua estratégia.

Pois bem, agora vou falar um pouco sobre as principais redes sociais.

Facebook

Com mais de 2,2 bilhões de contas ativas, sendo mais de 130 milhões delas brasileiras. Muita gente acredita que o Facebook está “morrendo”, mas não é bem isso que está acontecendo. O que pode estar acontecendo é que o Facebook está com um público mais velho, as pessoas mais novas tem usado outras redes sociais com mais frequência.

O Facebook tem uma funcionalidade que permite você criar uma página para se diferenciar de perfis pessoais. Chamamos ela de Fanpage.

Ela permite que sua empresa tenha uma página para as pessoas seguirem/curtirem. Com isso, é possível criar estratégias de marketing para sua empresa no Facebook, pois ele possui inúmeras ferramentas que podem ajudar sua empresa a crescer muito através da rede. Algumas das ferramentas:

  • Mensagem automatizadas;
  • Gerenciador de anúncios que permite alcançar ainda mais pessoas impulsionando seus posts ou produtos;
  • Relatórios da sua página/anúncios;

Instagram

Com mais de 1 bilhão de perfis ativos, o instagram atualmente é uma das redes sociais que é mais lembrada por ajudar empresas a construírem a sua presença digital. Uma análise da própria plataforma indica que 80% dos usuários seguem algum perfil de empresa na rede social.

O Instagram para empresas possibilitou que as empresas pudessem criar um perfil comercial dentro da plataforma, o acesso a métricas/relatórios, e anúncios.

A plataforma além de recentemente ter liberado o reels, o que muitos especialistas dizem que essa criação foi criada pelo motivo da plataforma estar perdendo usuários para a plataforma TikTok (falarei abaixo sobre). Ainda é possível publicar stories, videos no IGTV e usar o instagram shopping para vender seus produtos.

LinkedIn

O LinkedIn com seus 300 milhões é a maior rede profissional. Ela é voltada a vida profissional, para empresas que buscam contratar, profissionais que buscam empregos e por empresas que vendem B2B ou procuram parcerias.

Para ter um perfil de empresa é necessário criar uma company page. É possível publicar artigos, fazer lives, fazer anúncios, e recentemente o LinkedIn disponibilizou os stories.

Se você procura por parcerias ou procura vender para empresas, essa rede social pode ser bastante útil para você.

Youtube

Sendo a rede social mais usada no mundo, o Youtube concentra mais de 2 bilhões de usuários acessam a plataforma mensalmente. A plataforma conta com diversos tipos de conteúdos, desde os mais recreativos até os mais sérios.

Muitas empresas têm utilizado o Youtube para criar conteúdos, seja para postar vídeos com intuito de conseguir mais leads ou para promoverem seus produtos.

TikTok

Essa rede social existe desde 2016, mas deu um salto de usuários quando começou a quarentena. Com uma pegada bem divertida, onde usuários fazem vídeos rápidos dublando, dançando, fazendo desafios, e entre outras coisas (vale usar a criatividade) essa plataforma vem chamando a atenção de muitas pessoas. A plataforma ainda não é tão explorada por empresas e profissionais, mas vale abrir o olho. Falo isso porque a plataforma tem muito envolvimento dos usuários, onde é possível viralizar um conteúdo com menos esforço se comparada às demais plataformas.

Inclusive, muitas marcas têm usado essa plataforma para fazer reforço de marca e tentar uma aproximação de seu público.

Claro, como todas as redes sociais que citei, vale se atentar ao seu público, pois o TikTok tem destaque com o público mais jovem.

Planejando e produzindo o conteúdo

Para conseguir fazer uma boa gestão de redes sociais, além de definir seus objetivos usando as redes sociais, conhecer seu público, entender em qual plataforma ele está, é necessário planejar o que você vai produzir e colocar em prática.

Para ter um planejamento de conteúdo o ideal é ele ser pensando mensalmente. Contudo, pode acontecer de surgir postagens que não estavam programadas. Fazer isso ajuda a ter mais agilidade na hora de produzir o conteúdo e programa-lo para postar.

Métricas e análise de resultados

Feito os itens acima, para conseguir ainda mais resultados na gestão de redes sociais da sua empresa, é necessário analisar os resultados e entender as suas métricas. Fazendo isso você entende o que deu certo e o que precisa melhorar, e claro, o seu crescimento não só nas redes, mas do negócio.

Esse texto falei só o básico da gestão de redes sociais, vale procurar e estudar cada vez mais, principalmente das plataformas que você escolher usar para seu negócio.

E se você não tem uma equipe de marketing na sua empresa, ou você não tem tempo para fazer isso, vale a pena procurar alguma empresa que preste esse tipo de serviço.

Se você deseja fazer isso, basta entrar em contato com nós da Ozorio, que podemos explicar melhor como podemos te ajudar a ter uma boa gestão de redes sociais e ter ainda mais resultados no seu negócio.

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