Inbound Marketing é um sistema que reúne estratégias com o objetivo de atrair os consumidores para o site, blog e redes sociais da empresa, focando em um relacionamento direto e reciproco com o consumidor, aonde a empresa promove o interesse através de conteúdo, disponibilizando o mesmo para ser consumido de forma voluntária pelo cliente, diferentemente do marketing tradicional que baseia-se em meios e mídias invasivas, propagandas e interrupções para gerar influência.

O conceito de Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos e em interpretação livre pode ser definido como “marketing de atração” pois no Inbound quem procura a empresa é o cliente, motivado pelas ações de atração, quando, se passa a desenvolver todo um projeto de relacionamento com este consumidor através de conteúdo personalizado, direcionado e autoral.​


Dando o devido valor ao conteúdo, a diferença entre marketing de conteúdo e Inbound, é que o marketing de conteúdo é um dos processos do Inbound, é o meio de entrada, enquanto o projeto de Inbound em si trata de várias análises, como reconhecer quem é o cliente, como ele deve ser abordado, o plano estratégico do conteúdo e método de atração, a análise dos resultados, o uso de manutenção e relacionamento por email marketing ou afins, qualificação da presença digital da empresa, ajuste e melhoria do custo de aquisição de clientes, a construção de um processo de funil de vendas, identificando em que fase da jornada de compras o cliente está e todos os meios necessários para manter o mesmo interessado em sua marca até e após a compra, resumindo, o Inbound trata de um sistema amplo de análises e ações de marketing de resultado.

1. Atrair

Atrair e conquistar tráfego de público qualificado através das ações de Inbound Marketing realizadas. Este público deverá ser formado por pessoas que possuem interesse na área de seu negócio, produto e ou serviço de sua empresa, podendo vir a se tornarem clientes, consumidores e ou promotores de sua marca.

2. Gerar leads

Juntamente a conquista de tráfego para o seu site e ou blog, é importante reter estes acessos, convertendo o visitante em um cadastro, ou seja, um lead. Para executar esta etapa, landing pages, pop-ups e afins, são recursos utilizados, sempre disponibilizando formulários de cadastro, no sistema de isca, isto é, propondo o cadastro em troca de um acesso exclusivo, informações, conteúdo, oferta entre outros.

3. Converter leads em oportunidades de vendas

Depois de possuir uma base de leads, é necessário avaliar os mesmos, estudando o perfil, segmentando grupos, e depois criar conteúdos direcionados, nutrindo o relacionamento com informações direcionadas através de campanhas de email marketing por exemplo. O objetivo é manter o lead ativo, sempre relacionando-se com seu site e ou blog.

4. Gerar vendas

Com o lead ativo e consumindo as informações que sua empresa estará disponibilizando, seguro e confiando em sua marca, é chegado o momento de promover a venda, guiando o mesmo até a compra de seu produto e ou serviço. Desta forma, o recurso de gerar vendas, e depois praticar o pós venda, mantendo o lead ativo e próximo, reduz os custos de conquista e retenção de clientes. É neste momento que sistemas de atendimento pós-venda, feedback e ações de marketing de relacionamento ganham força, engajam e promovem a fidelização.

Em resumo, o Inbound Marketing serve para 5 grandes ações:

  1. Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  2. Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  3. Atrair clientes em potencial;
  4. Gerar conteúdos que fazem diferença;
  5. Otimizar o processo de vendas.

A Ozorio e o Inbound Marketing

A Ozorio Design e Digital é uma agência pioneira, sendo a primeiro agência de publicidade do centro do Rio Grande do Sul a atuar com Inbound Marketing, possuindo todas as certificações através da Resultados Digitais, uma das maiores empresas de inbound e marketing digital da américa latina.

Nossas certificações:

Quer saber mais, entre em contato pelo formulário abaixo: