Estamos vivendo a era do marketing digital! As plataformas digitais e as mídias sociais  estão em constante busca por novas formas de comunicação e interação entre seu público.

Observando a maioria das pessoas que são atuantes na internet e conseguem influenciar de diversas formas seu público (influenciadores digitais), o marketing digital entendeu que poderia ser interessante trabalhar com estas pessoas, e conseguir divulgar marcas por meio do atual marketing de influência.

Ok, mas o que é exatamente o marketing de influência?

O Marketing de Influência é uma das estratégias mais cobiçadas no mundo do marketing atual. A novidade consiste no formato de uma estratégia que envolve produtores de conteúdo independentes (influenciadores digitais)  que conseguem ter alcance sobre um grande público engajado.

A ideia principal é que esses influenciadores e produtores de conteúdo para a massa, produzam uma ponte entre marca e o público-alvo, e assim consigam impactar de forma positiva, utilizando uma estratégia que envolve o marketing digital.

Além da estratégia criada, há outro ponto positivo para aqueles que investem em parcerias com influenciadores. Estes produtores de conteúdo acabam confiando e se identificando por conta a proximidade e convivência virtual com estas pessoas. Isso gera valor, confiança para a marca, retenção de clientes e influência na decisão de compra.

Através dessa identificação do público com o influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias com eles para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços.

Apesar de muitos ainda não acreditarem na força e poder desses influenciadores, saiba que em muitos países, essa estratégia já não é mais uma aposta.  É uma realidade! Os Estados Unidos já aponta esta grande tendência em seu mercado, de acordo com a revista americana Entrepeneur.

A força dos influenciadores no Brasil

No Brasil a força dos influenciadores é extremamente chamativa. Isso porque diversos produtores de conteúdo do meio digital possuem milhões de seguidores. Por exemplo, um dos mais conhecidos no Brasil, o youtuber e comediante Whindersson Nunes que começou na internet, possui mais de 37 milhões de inscritos no Youtube e mais de 35 milhões de seguidores no Instagram.

Isso significa que marcas que estão a procura de aumentar sua carteira de clientes e consolidar seu nome entre o seu público-alvo, podem pensar em inúmeras formas de parcerias. Muitos influenciados aceitam permutas, pagamento por divulgação, seja em forma de storie, post ou vídeo.

Benefícios na ação

Optar pelo Marketing de Influência na estratégia da sua empresa por meio de uma pessoa conhecida e confiável por milhares de pessoas, faz com que as informações da sua empresa se tornem referência durante a jornada de compra de um grande número de pessoas.

Empresas que já investem nesse formato de ação já afirmam resultados muito positivos, principalmente pelo fato de que a ferramenta possibilita que a marca segmente suas ações.

Resultados

Um estudo feito pelo marketplace de influencers Tomoson, mostra que cerca de 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que esse método pode trazer clientes mais qualificados para se tornarem consumidores da sua marca.

Os profissionais que colaboraram com a pesquisa mostraram um resultado satisfatório com o ROI do trabalho com influencers. Apenas cerca de 18% de todos os participantes afirmaram não ter gerado receita com o método. Já 59% dos participantes da pesquisa afirmaram planejar o seu aumento no orçamento destinado ao  Marketing de Influência nos próximos 12 meses.

Está convencido do resultado? Então para começar a investir na estratégia, confira algumas dicas

Antes de mais nada, mostre à sua equipe: qual o principal objetivo que seu time de marketing está tentando alcançar?

Com essa principal pergunta respondida. É hora de entender e colocar no papel outros pontos, tais como:

  • Como uma campanha junto de um influenciador te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo?
  • Qual o orçamento disponível?
  • Como sua empresa pensa em trabalhar essa parceria?
  • Qual nicho de mercado você deseja atingir?

É necessário pesquisar o perfil dos influenciadores que combinam com a linguagem da sua marca. Também é possível realizar o planejamento em conjunto com esse produtos de conteúdo, já que ninguém melhor do que ele para conhecer seu público.