O marketing digital está em constante mudanças e avanços. Novas ferramentas, softwares, estratégias  e formas de comunicação surgem todos os dias. O mais novo sucesso do meio atual é o aplicativo Tik Tok. Você já ouviu falar? Ainda não? Saiba que ele está se tornando um concorrente de peso entre Facebook e Instagram.

Desde 2018 o número de downloads têm se tornado muito relevantes. Isso porque ele é extremamente divertido, e está fazendo um enorme sucesso entre o público jovem!

Mas para você entender o motivo deste sucesso e crescimento, vamos começar pelo início!

O Tik Tok foi criado a partir de um outro aplicativo, chamado Musical.ly, que era um aplicativo focado no mundo da música. E apesar dessa linha se manter, os donos do Tik Tok quiseram expandir para conseguir disputar mercado com os gigantes das mídias sociais.

Com o sucesso do aplicativo entre os chineses, o Grupo ByteDance enxergou uma excelente oportunidade de negócios e decidiu comprar o Musical.ly para formatar um novo aplicativo, com um planejamento eficiente.

Com isso, um dos primeiros pontos de estratégia foi tornar o aplicativo interativo entre os usuários. A ação deu muito certo, o boom de downloads com essa inicial mudança não para de crescer desde 2018.

E o que motivou esse crescimento enorme em pouco tempo?

O crescimento não se deve a uma “aposta” que os proprietários decidiram arriscar. Diversos estudos e planejamentos foram devidamente pensados e estudados antes de executarem um plano de ação.

A desenvolvedora do aplicativo, a gigante chinesa da área de tecnologia ByteDance foi responsável pelo desenvolvimento de uma estratégia, focada no público jovem com base na música. E assim, começou a investir no mercado ocidental.

Essa ação inicial foi um dos grandes segredos para o início do sucesso do Tik Tok, que surgiu a partir do Musical.ly. O resultado foi um avanço considerável de downloads e aumento de popularidade.

E apesar do Brasil estar começando a conhecer o Brasil, na China e Estados Unidos a popularidade só cresce. Só o valor da fusão dos Tik Tok e Musical.ly teve a movimentação de um valor entre 800 milhões a 1 bilhão de dólares.

O Sucesso nos Estados Unidos resultou na marca de 130 milhões de usuários em poucos meses após o lançamento do aplicativo. Em alguns meses, o número de downloads foi superior até mesmo aos do Facebook e do Instagram. No Brasil a moda está começando a pegar. Youtubers e influenciadores digitais como o Whindersson Nunes, já investem no aplicativo.

O que o Tik Tok oferece?

O Tik Tok é um aplicativo voltado para Android que basicamente é voltado para a gravação de vídeos mais curtos. Os conteúdos têm a possibilidade de ter de 15 a 60 segundos de tempo. E os maiores sucessos até o momento são as produções de dublagens e coreografias de danças.

Além de compartilhar conteúdos em vídeo, os usuários podem criar um perfil e seguir o perfil de outros usuários. Além disso, assim como o Facebook podem curtir, comentar e compartilhar outros conteúdos.

Há mais algum diferencial?

Entre diversas ferramentas, a que mais tem feito sucesso no Tik Tok é a dublagem. O aplicativo deixa à disposição um catálogo de músicas nacionais e internacionais. Isso quer dizer que quando você grava um vídeo ainda pode usufruir do recurso de  mixagem do volume do som ambiente.

Há também efeitos visuais, que inclui efeitos faciais, filtros de ambiente e adesivos. O aplicativo também conta com a estratégia das hashtags.

O sucesso de ferramenta tem incomodado as gigantes, como o Facebook, que já prepara uma nova estratégia para concorrer com o Tik Tok. Segundo boatos, a rede social de Mark Zuckerberg estaria desenvolvendo um app chamado Lasso, uma continuação independente do Lip Sync Live (outro app de dublagens).