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Agência Radioweb: Sabe aquela frase que aparece antes de você concluir um cadastro em qualquer rede social, “Li e aceito os termos de uso”. Pode confessar, você marca mas não leu realmente, ne? Os termos de uso do Facebook são como o contrato entre uma empresa e o usuário que precisa ser aceito pelas duas partes. O mercadólogo especialista em marketing digital, Cláudio Ozório, explica a finalidade dos termos.

Cláudio: Ele estipula que você não pode incentivar o bullying, não pode incentivar o ódio, processo que venha a ferir os direitos humanos. A questão, também, do controle de nudez. Muitas vezes as pessoas reclamam que publicam uma foto, e nem ocorre isso, mas acaba que o sistema bloqueia, tenta apalpar em cima dessas regras que eles constroem, justamente para manter o ambiente em desenvolvimento e saudável.

Agência Radioweb: O usuário que infringir alguma destas regras, leva o chamado strike, uma suspensão da rede social por um determinado tempo. Se for reincidente, pode ter o seu perfil excluído. Sobre a política de proteção de dados, o Facebook não repassa informações pessoais dos usuários a terceiros. Porém, Claúdio Ozório, identifica uma prática contraditória.

Cláudio Ozório: O que o Facebook faz é o seguinte: Olha, anunciante! Eu tenho aqui os dados de mil pessoas que consomem este tipo de informação ou este tipo de conteúdo. Tu tem interesse de comprar essa informação de mim? Então, sem dizer necessariamente quem são essas pessoas, ele meio que permite que alguns terceiros cheguem a ter, pelo menos um banco, um pouco mais aprofundado do que se esperava. O que não condiz tanto com as regras que eles apontam que vão proteger os dados.

Agência Radioweb: O especialista revela ainda que segundo as regras do Facebook, a partir dos 13 anos a pessoa já pode ter um perfil. No entanto, até atingir a maioridade os pais são os responsáveis legais pelo uso da rede. Essas regras valem também para o uso do instagram. Agência RadioWeb, de Porto Alegre, Renê Almeida.