Linkedin A rede profissional que ganhou o mercado mundial

Linkedin: A rede profissional que ganhou o mercado mundial

As redes sociais têm feito muito sucesso e ganhado cada vez mais espaço com o passar dos anos. Com o avanço da tecnologia no segmento da comunicação, inúmeras redes sociais foram criadas com diversas intenções. Atualmente, as redes profissionais também estão ganhando espaço entre os usuários.

O Linkedin, por exemplo, atualmente é uma das redes profissionais mais utilizadas em todos os continentes. Isso porque a rede tem como proposta aproximar o relacionamento entre empresas e pessoas físicas. São cerca de 200 países que fazem o uso do Linkedin, com cerca de 550 milhões de usuários.

Início

A rede social, Linkedin, foi criada em 2003 por Reid Hoffman. Após começar a ter um grande sucesso, a plataforma chamou a atenção da Microsoft, que comprou a rede em 2016. Nos dias atuais, quem lidera o Linkedin é o SEO Jess Weiner.

No início, a rede foi criada apenas para amigos. O objetivo era que os poucos usuários da rede pudessem ampliar a sua rede de relacionamentos profissionais. Apesar de menos popular que o Orkut e o Facebook, o Linkedin conseguiu fazer sucesso desde o seu surgimento. Isso porque diferente das outras redes, desde a sua criação, o Linkedin já era voltado para o meio profissional.

Funcionamento

O diferencial do Linkedin é que a rede social consegue prover da venda de publicidade, dos processos de recrutamento e dos assinantes dos usuários da plataforma. A rede também oferece um canal de ensinamentos de forma online, o que resulta em uma ferramenta disponível ao usuários para que os mesmos possam melhorar e atualizar suas habilidades profissionais.

No caso dos usuários, é possível manter contatos, ou seja, conexões com pessoas de diversas empresas, conhecendo pessoalmente ou não.  Sendo assim, o principal objetivo da rede é de facilitar a busca por novas oportunidades profissionais.

Sucesso

Com a grande crise mundial que atingiu a maioria dos continentes em 2008 o Linkedin ganhou ainda mais força no mundo virtual. Após grande parte do mercado mundial entrar em crise, a rede profissional registra cerca de 1 novo usuário a cada segundo. Isso porque milhões de executivos e empregados bem capacitados acabaram sendo demitidos, e encontraram na rede uma nova forma de aprimorar seu networking profissional.

Outro fator motivou este forte crescimento. Empresas headhunter de todos os países começaram a utilizar a ferramenta como uma forte aliada nos processos de recrutamento. É possível encontrar os CEOs das maiores empresas do mundo, tais como: O CEO da Oracle e do Yahoo.

Os dados demonstram que o Linkedin é um sucesso, e ainda possibilita a conexão de profissionais do mundo inteiro que desejam evoluir e ganhar destaque em suas carreiras. Por esse fator, e tantos outros,  hoje o Brasil é o terceiros país que mais possui usuários cadastrados na rede, com 30 milhões de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia.

Importância para as empresas

O Linkedin conseguiu inovar a abordagem das empresas pela internet. Por isso, incluir a plataforma como ferramenta de marketing digital por ser uma excelente forma de se destacar no segmento.

A empresa acaba tendo um resultado positivo perante o mercado, já que a marca se torna mais conhecida entre os profissionais que estão em busca de novos desafios.

Além disso, como já foi citado anteriormente, o Linkedin oferece a possibilidade da conexão entre profissionais e também do encontro de novas oportunidades de trabalho.

A ferramenta também possibilita que o usuário divulgue seu trabalho, feitos e conteúdos que valorizem o seu desempenho profissional. A empresa também pode compartilhar os seus feitos, prêmios, lançamentos e outros destaques entre os usuários.

Por ser uma rede totalmente voltada para o profissional, todos os usuários que acessam estão em busca de conteúdo voltado para o âmbito profissional. Isso significa que o as postagens sobre os feitos da empresa se tornam mais interessantes entre os usuários que estão conectados.

Uma empresa que deseja contratar bons profissionais e se tornar mais segura no mercado, com certeza deve investir na rede profissional.

 

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