Facebook A ideia que se tornou em uma das maiores marcas do Mundo

Facebook: A ideia que se tornou em uma das maiores marcas do Mundo

As redes sociais viraram febre há alguns anos. O Facebook é uma das mais utilizadas em todos o planeta atualmente. Já são cerca de 2,2 bilhões de usuários que mantém a rede como forma de relacionamento pessoal ou para negócios, criando fan pages para divulgar seus serviços, produtos e firmar sua marca no mercado.

Como funciona a rede, a maioria das pessoas já sabem, afinal de acordo com o próprio Facebook, cerca de 127 milhões de brasileiros utilizam a rede social. Estima-se que entre 10 pessoas com acesso a internet, no Brasil, 8 possuem uma conta na rede. Mas você sabe como a rede social foi criada?

Criação do Facebook

A rede já tem mais de 15 anos de existência, e teve início dentro de um quarto de faculdade em uma das maiores escolas de graduação do mundo: a Universidade de Harvard.

A plataforma foi criada pelos universitários  Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskovitz e o brasileiro Eduardo Saverin. No primeiro teste, o site foi chamado de FaceMash, na qual os estudantes a utilizavam para comparar as estudantes da faculdade e definir quais eram as mais bonitas. Uma atitude que provocou a ira da universidade, e gerou um sério problema, principalmente para o Mark Zuckerberg.

Logo após o FaceMash ser descoberto, o Mark resolveu criar o The Facebook, que permitia a comunicação dos estudantes de diversas faculdades, por meio de uma rede social. Nesta época, a rede social, já permitia a criação de laços de amizades entre os usuários, que eram em sua maioria estudantes.

Pouco tempo depois, em 2005,  o Facebook ganhou seu nome atual, pelo fundador da primeira tentativa da plataforma: Mark Zuckerberg.

Logo em seguida, no ano de 2006, o Facebook ampliou o seu alcance. Estudantes secundários e colaboradores de diversas empresas também começaram a ter acesso a rede social.

Já em 2011, o Facebook após ampliar ainda mais o seu acesso, tornou-se o maior servidor de fotos de todo planeta. A facilidade de comunicação da rede social fizeram com que neste mesmo ano a rede ganhasse mais de 350 milhões de usuários, de todos os continentes, com mais de 70 línguas disponíveis aos usuários.

Quais são as maiores marcas que utilizam o Facebook como forma de propaganda?

Com o crescimento da marca Facebook, muitas empresas começaram a ver uma excelente oportunidade de divulgação. Hoje, com bilhões de usuários, que acessam a rede diariamente, a oportunidade de investir em marketing se tornou mais atraente do que se imaginava.

De acordo com o site da Socialbakers, as  maiores Fan Pages do Facebook, são:

  • Coca-Cola;
  • Disney;
  • Starbucks;
  • Oreo;
  • Red Bull;
  • Skittles;
  • Play Station;
  • Pringles;
  • Victoria’s Secret;
  • Ferrero Rocher.

Entre outras grandes marcas, que se tornaram campeãs de engajamento na rede social.

Felizmente a rede social é acessível a todos. Isso quer dizer que qualquer empresa pode investir em propaganda utilizando o Facebook. Atualmente agências de publicidade e marketing de todos os portes utilizam a ferramenta para melhorar o engajamento de seus clientes. Além disso, comparada a outras ferramentas de marketing, o investimento em redes sociais tem um custo muito abaixo da maioria.

Apesar do crescimento que a marca alcança todos os anos, o Facebook já adquiriu outras empresas, o que resultou em um grande aumento do grupo e do patrimônio da marca.

Quais empresas pertencem ao Facebook?

O Facebook já comprou inúmeras marcas e redes sociais. A  maioria custou bilhões de dólares. Confira algumas delas:

1) Whatsapp – O aplicativo que permite troca de mensagens, ligações por vídeo, mensagens de voz, entre outras funções, pertence ao Facebook. A compra da marca custou cerca de US$16 bilhões ao Facebook.

2) Instagram – A rede social custou ao Marck Zuckerberg cerca de US$ 1 bilhão. Com a compra do aplicativo, atualmente os usuários pode compartilhaR fotos do Instagram para o Facebook.

3) Oculus VR – A marca produz óculos voltados para a realidade virtual. De acordo com o dono do Facebook, o produto pode agregar muito para o futuro da comunicação.

4) Octazen – A rede social já faz parte do Grupo Facebook desde 2010. O aplicativo permite a localização de amigo via e-mail. O recurso é utilizado no Facebook há alguns já.

 

Se você quiser trocar uma ideia com a nossa equipe, entre em contato:
E-mail: agencia@ozorio.com.br
Whatsapp: (55) 9 81215805

Leave a Reply