Uma das maiores dificuldades de uma empresa é conseguir administrar o relacionamento com o cliente de forma saudável.  Por isso, algumas estratégias foram criadas no mercado para melhorar o sistema de gestão de relacionamento com o cliente.

O CRM “Customer Relationship Management” ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, por exemplo, foi criado justamente para auxiliar as empresas em momentos de crise. A estratégia pode ser muito eficiente também para a administração da carteira de clientes.

A essência do CRM é facilitar para a empresa o processo de cada etapa da venda e o manuseio de dados. Muitas empresas têm utilizado o recurso com a criação de um setor comercial voltado apenas para esta finalidade. Afinal, aplicar uma estratégia para alcançar os resultados desejados é fundamental para qualquer organização que deseja se manter em crescimento

Mas o que é exatamente o CRM?

Este tipo de estratégia posiciona o cliente como o principal componente para a realização da venda. A principal proposta é fidelizar o cliente oferecendo a satisfação total do mesmo. Isso quer dizer que quem adere ao CRM irá oferecer ao cliente a satisfação total de suas necessidades. Os clientes também terão um atendimento personalizado, sendo tratados com respeito e dignidade.

Com um software e sistema adequado a empresa pode ter informações completas dos seus clientes, assim poderão oferecer aquilo que determinado consumidor está buscando.

De uma forma geral o CRM consegue abranger três áreas de uma empresa: automação de gestão do marketing. gestão comercial e gestão de serviços ao cliente.

Como citado anteriormente, com um sistema adequado a empresa poderá adquirir um banco de dados, com informações detalhadas. Assim a organização terá informações a qualquer momento para os departamentos escolhidos.

É possível dividir o CRM em três partes

  • Operacional: Esta parte da estratégia é voltada para os canais de relacionamento, do cliente e empresa. O objetivo principal é transformar este canal de comunicação para um canal de vendas.
  • Analítica: Neste caso, o setor responsável irá realizar uma análise de dados de informações. É uma estratégia voltada para que os dados obtidos gerem a criação de novos negócios e apostas em estratégias, para encontrar quais as necessidades de cada cliente. Uma das fórmulas utilizadas neste processo é o acompanhamento de hábitos do público-alvo.
  • Colaborativa: Nesta parte do processo o foco da empresa é obter o valor do cliente, ou seja, neste momento com diversas informações colhidas a empresa interage com o público-alvo.

Porque uma empresa deve ter um setor voltado para a área de CRM em conjunto com o Inbound Marketing?

Atualmente muitas empresas já começaram a entender a importância de ter um setor voltado para o marketing digital. A aplicação da estratégia CRM pode fazer parte deste setor, que em conjunto com outras estratégias do marketing digital, podem resultar em uma conversão de vendas com aumento gradativo.

Integrar o marketing digital com o CRM pode gerar excelentes frutos e colheitas para as empresas que utilizam esta estratégia.

Um dos primeiros benefícios ao integrar as duas estratégias é a contribuição entre as equipes da empresa. Os responsáveis pelas vendas poderão utilizar os dados dos clientes para aprimorar sua abordagem e oferecer um atendimento 100% personalizado. Neste caso, para firmar um relacionamento com o cliente a estratégia também é fundamental. As equipes que trabalham em conjunto tem um potencial maior de crescer!

Com a integração entre equipes já firmadas a empresa poderá ter o controle total do estágio que encontra cada cliente no funil de vendas. Sendo assim, tanto a equipe de marketing digital como a de vendas irão agir no mesmo ritmo. Os vendedores poderão entender melhor o perfil de cada cliente e qual a sua necessidade, e a equipe de marketing poderá escolher qual a melhor estratégia para conquistar determinado público.

Com um sistema adequado para a empresa as equipes serão beneficiadas com um acesso ilimitado, de qualquer lugar e a qualquer horário, aos dados e informações dos clientes.

Uma informação importante, caso você ainda não tenha se convencido da importância de utilizar a integração de ambas estratégias. Aplicar o uso do CRM em conjunto com o Inbound Marketing tem um custo baixo, tanto de implantação como de manutenção. Além disso o retorno do investimento é certo, portanto o investimento é baixo e o resultado financeiro será expressivo a curto prazo.

 

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