O marketing é fundamental para empresas de todos os segmentos, e essa informação já não é mais novidade. Apesar do mercado entender sobre a importância de investir em ferramentas que divulguem a marca e os produtos da empresa, muitas ainda não sabem aplicar as ferramentas modernas que o ramo disponibiliza.

Atualmente, dois segmentos do marketing estão gerando muitas dúvidas entre os empresários de pequeno a grande porte. Estamos falando do Inbound e Outbound marketing.

Neste artigo será possível entender a diferença entre os dois tipos de marketing e qual o melhor caminho para a sua empresa seguir.

 

Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing atualmente é a ferramenta ideal para as empresas que modernizaram seus processos e desejam investir no mundo online.

A ideia principal desta técnica é atrair um possível cliente por meio de blogs, aplicativos, sites e redes sociais, ou seja, é por meio do engajamento. Para que isso aconteça a estratégia principal é trabalhar o conteúdo inserido nessas plataformas, assim resultando em artigos e outros tipos de materiais que se mostrem úteis para aquele público.

Geralmente o Inbound busca conquista o cliente demonstrando o quanto precisa do produto ou serviço que a empresa fornece. Além disso, busca deixar o cliente entender que a marca será a solução para diversos problemas que o usuário nem sabia que tinha.

Atraindo um possível cliente por meio de um conteúdo rico a empresa conseguirá construir um relacionamento sólido com o usuário. Após utilizar toda a estratégia aplicada no Inbound Marketing a empresa irá conseguir fixar uma relação com o cliente de confiança na marca. Essa ação irá resultar em uma venda com mais facilidade e ainda tornar o cliente fiel a sua empresa.

O Inbound Marketing também permite um retorno em tempo real do usuário que está tendo acesso ao conteúdo da marca. O que torna o engajamento mais forte com um relacionamento duradouro.

Além de todas as vantagens citadas o Inbound é um investimento de custo muito menor do que o Outbound. Você já vai entender o porque!

 

Outbound Marketing

 

A ferramenta já conhecida há décadas no mercado utiliza de meios de propaganda mais antigos e comuns. A televisão, rádio, jornal, revista, outdoor entre outros formatos são opções para quem investe no Outbound.

Investir neste tipo de publicidade necessita de uma verba muito maior do que o Inbound Marketing pede. Para conseguir fazer uma comparação de forma mais clara, basta imaginar o preço para investir em um blog e técnicas de SEO quando comparado ao investimento de um comercial de TV.

Além disso, o Outbound Marketing não possui um engajamento forte e muito menos a interação imediata do usuário. Isso dificulta o setor de marketing a mensurar os resultados do investimento e a entender se a estratégia está funcionando de forma positiva.

Em compensação, os profissionais da área de marketing tradicional já estão inovando. Portanto, o Outbound já oferece formas de publicidade mais efetivas e que permitem que a empresa tenha os resultados mais rapidamente.

Conhecido como Outbound 2.0 as empresas que estão implementando esse novo formato estão capacitando o seu time de vendas. Portanto ao invés da marca ter um vendedor que faz todo o processo de vendas, o setor é desmembrado em 3 categorias: o vendedor capaz de achar o melhor perfil, o responsável pela captação e aquele que fica responsável pelo fechamento de contas.

 

Mas qual ferramenta devo usar?

 

O Inbound Marketing é fundamental para a empresa que deseja se destacar entre os concorrentes e ganhar clientes fixos e fiéis à marca. O investimento também é mais acessível, portanto empresas de todos os portes podem iniciar a implementação da ferramenta.

Isso não quer dizer o Outbound é menos importante. As empresas que têm a possibilidade de investir em ambas as ferramentas devem aproveitar o Outbound. Isso porque a ferramenta permite a captação de um grande público e tem a capacidade de gerar interesse e fixar a marca no mercado.

 

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