A jornada de compra é o processo que um cliente percorre até chegar no objetivo final da empresa: a compra. Esse termo vem do inglês Buyer’s Journey que traduzindo significa jornada de compra. Esse procedimento possui 4 etapas, sendo elas: “aprendizagem e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.

Para entender profundamente o que é a jornada de compra é importante saber qual a sua ligação com o marketing digital e o marketing de conteúdo. Afinal essas duas estratégias estão conectadas diretamente com o Buyer’s Journey.

 

Primeira etapa:  Aprendizado e descoberta

No início da jornada de compra, geralmente o possível cliente ainda não sabe ou não entende direito que possui uma necessidade de determinado produto ou serviço. O interessado ainda está no processo de pesquisa sobre o assunto, sendo assim é nesta fase que a sua empresa deve prender a atenção do indivíduo para o seu produto e sua marca.

Com a conquista da atenção do possível cliente a empresa deverá mostrar a ele a necessidade de adquirir o produto para resolver um problema. Além disso, muitas vezes é possível demonstrar que ao comprar e consumir um serviço ofertado pela sua empresa, o cliente estará fechando um excelente negócio.

Como citamos anteriormente, para poder atrair o cliente em uma jornada de compra é necessário entender o processo de estratégia do marketing de conteúdo. Por exemplo, um possível cliente está pesquisando em buscadores ou redes sociais sobre “software para administrar o RH da minha empresa”. A sua empresa pode produzir um conteúdo destinado a esse tipo de assunto, exemplificando: soluções para tornar o RH mais organizado e efetivo.

 

Segunda etapa: Reconhecimento do problema

Nesta fase da jornada de compra o cliente já compreendeu qual o segmento da sua empresa e o que ela oferece. Portanto, é o momento de mostrar a ele que há um problema, que pode ser resolvido com os serviços que a sua empresa presta ou o produto oferecido pela mesma.

Portanto, nesse momento da jornada é interessante mostrar ao cliente o problema que ele tem ou pode ter caso não tenha uma solução que a sua empresa oferece. Assim, o cliente entenderá mais claramente que além de precisar de um serviço de melhoria, a sua empresa oferece o melhor do mercado.

Para a criação do conteúdo neste momento, é interessante que a empresa apresente que há uma solução já no título. Por exemplo, no caso do cliente estiver precisando administrar melhor o estoque da sua empresa, possível apresentar um conteúdo, como: “Aprenda a calcular o estoque da sua empresa de maneira simples”.

 

Terceira etapa: Consideração da solução

Agora é a hora de apresentar mais detalhes do seu produto para o cliente. Neste momento o possível comprador já entender que o investimento pode ser bom para ele ou sua empresa e já pesquisou bastante sobre o assunto.

Um dos pontos mais importantes dessa fase é mostrar urgência ao cliente. Mostrar a solução proposta pela sua empresa é fundamental para os negócios ou vida pessoal desse possível comprador. Assim esse cliente dará sequência no fechamento do negócio e não deixará para outro momento ou outro dia.

Investir nesse momento com mais “agressividade” na venda é fundamental. Isso porque a maioria das pessoas têm o costume de resolver sobre compras e investimentos depois e acabam procrastinando a solução. Portanto, venda o seu produto e apresente sua ferramenta!

 

 Quarta etapa: Decisão de compra

O cliente já está convencido de adquirir a solução em serviço ou produto para a sua empresa. Chegou a hora de mostrar a ele que a sua empresa é a melhor opção para o atual momento! Mostre os diferenciais do seu negócio e quais as vantagens da sua empresa em relação aos seus concorrentes.

Lembre-se que esse processo é fundamental para conquista um cliente de qualidade, que provavelmente se tornará um parceiro da sua empresa. Invista em uma equipe especialista no marketing de conteúdo e marketing digital! O resultado será excelente, próspero, com um aumento significativo de interessados e compradores do seus produtos e serviços.

 

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