Inbound vs Outbound - Caminhos únicos ou devo combinar para gerar mais vendas?

O objetivo do marketing digital é atrair e fidelizar os clientes por meio do engajamento. Entretanto, é possível escolher entre as formas mais tradicionais, utilizadas pelo marketing antigo ou inovadoras implementadas pelo mundo digital.

Atualmente toda estratégia de marketing digital é funcional para todos os segmentos empresariais. Apesar de algumas formas de comunicação com o cliente como o outbound parecerem ultrapassadas aos olhos de alguns profissionais, o formato do marketing citado por ser um forte aliado com os meios digitais mais modernos.

Já o inbound marketing tem sido uma grande aposta entre os marketeiros, já que a estratégia de comunicação neste caso é voltada de forma indireta ao consumidor. O inbound também procura interagir com o público, até mesmo em tempo real.

 

Qual a diferença do outbound e inbound?

O outbound utiliza a comunicação direta para impactar o possível cliente e atraí-lo para a compra de seu serviço ou produto. Geralmente as empresas que optam por esse formato acabam atingindo a massa, portanto seu público-alvo é extenso. As principais ferramentas utilizadas para o ambiente digital são os anúncios que oferecem diretamente o produto ou serviço.

Já no caso do Inbound marketing a forma de comunicação utilizada é no formato indireto. Isso porque o método inovador prefere utilizar um conteúdo que envolva sem dirigir diretamente ao público sobre o produto ou serviço. Geralmente a empresa, nesse caso, dispara conteúdos em blogs, redes sociais e site que desperte o interesse do cliente. Essa ação auxilia o afunilamento do público-alvo.

As ferramentas mais utilizadas pelos profissionais do marketing que implementam o inbound em uma empresa são:

  • Criação de artigos para blogs e redes sociais;
  • SEO on e off page;
  • Facebook Ads;
  • Linkedin Ads;
  • Google Adwords.

Pesquisa já comprovam que antes de realizar uma compra cerca de 93% dos consumidores  realizam buscas pela internet. Apesar do inbound gerar um forte impacto no mercado, o outbound ainda pode ser um excelente ferramenta para as empresas que desejam um resultado imediato.

 

Como mensurar os resultados?

O inbound marketing é uma ferramenta 100% digital, o que facilitar na hora de mensurar os resultados de campanhas realizadas. A empresa pode acompanhar em tempo real qual o impacto do conteúdo disparado, o que auxilia o setor responsável a apresentar um retorno positivo ou a mudar o planejamento rapidamente, quase em tempo real.

Já no caso do outbound, apesar de oferecer ferramentas digitais, para mensurar os resultados pode ser um pouco mais demorado. Isso porque muitas estratégias utilizadas são para veículos de comunicação tradicionais, como a televisão ou revistas. A parte positiva, é que o resultado é mais preciso, portanto benéfico.

 

Custos e diferença de valores

A maioria dos profissionais afirmam que o outbound ainda possui um custo maior. Mas porquê optar por um meio que para alguns parecem já ultrapassado? Simplesmente porque a estratégia ainda gera resultados fortes para o marketing.

Por mais que o outbound também necessite de uma estrutura maior, o resultado é forte. Isso porque a massa é atingida, portanto realizar um anúncio na Globo pode ser impactante para a empresa.  Pesquisas demonstram como o resultado é direcionado e palpável, isso porque a maioria das organizações utilizam cerca de  90% de todos os recursos de marketing ainda são em estratégias do outbound.

Já o inbound é uma estratégia muito eficaz que só cresce no mercado! Felizmente para os marketeiros é possível investir diferentes valores, isso porque não há um custo fixo. O investimento pode ser a longo prazo.

É possível perceber que quando a ferramenta é eficaz dificilmente ela se torna obsoleta. Quando há a possibilidade da empresa investir nas duas ferramentas é extremamente válido, afinal publicidade nunca é demais.

Quando há necessidade de investir em apenas umas das frentes é necessário priorizar o que é mais importante. No caso do outbound o seu uso é ideal para a empresa que necessita de um resultado rápido, afinal o seu alcance é direto e abrangente.

Já no caso do inbound seu uso pode ser excelente para a organização que deseja trabalhar sua marca e fidelizar o seu cliente. Como já foi explicado anteriormente, a estratégia visa trabalhar o seu produto ou serviço com conteúdos voltados para o público-alvo para que o cliente procure a empresa, e feche negócio.

 

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