Antes de responder a esta pergunta, vamos falar um pouco mais sobre o e-mail e algumas de suas particularidades: o e-mail é uma das primeiras ferramentas de comunicação online, que por muito tempo e em alguns casos até os dias de hoje, ainda é vista com um certo desprezo por alguns quando o assunto é estratégia.

Se você cultiva deste pensamento, a nossa dica é para que você repense e reavalie, pois, o e-mail ainda continua sendo a ferramenta de melhor desempenho quando se fala de atenção dedicada, isto é, quando você está lendo o e-mail, não há dispersão da atenção, não tem anúncio aparecendo na tela ou outras distrações, como ocorre no feed de uma rede social, então, é claro que este recurso pode ser um grande aliado no seu processo de vendas.

Outro fato para lhe ajudar a compreender a importância do e-mail. No início deste ano Mark Zuckerberg, criador do Facebook, divulgou uma mudança significativa na rede, a redução do alcance orgânico das páginas, com isto, as empresas têm de melhorar o conteúdo, tornando-o mais atrativo para se manter relevante e é preciso investir em anúncios para ampliar o alcance ao público. Esta mudança surgiu pautada no aumento da presença de empresas na rede e a disputa pela audiência. Sim, o Facebook agora é mais uma mídia amplamente disputada pelas marcas.

Pare um momento e reflita: combinando o que eu descrevi acima, aonde você vai se comunicar via online com os seus clientes que tenha a total atenção deles? Que a sua mensagem seja entregue de forma clara e com tudo o que você quer informar?

Estar presente nas redes sociais é sem dúvida uma obrigação, não tem como não estar lá, mas pense no diferencial, onde você, sabendo da guerra de audiência, anúncios e atrativos do feed, vai conseguir falar diretamente e sem interrupção com os seus seguidores? E mais, saber se o seu cliente recebeu, se leu e clicou no link da oferta que estava na sua mensagem e quando o fez, incomparável.

Aquele post que você faz diariamente para divulgar a sua marca, com alguma dica, uma promoção imperdível, tem que ser mantido na rede, mas ele pode ir além, pode falar diretamente e com total atenção do seu público, ou seja, por e-mail.

Acredito que agora está claro: o e-mail será o seu fiel escudeiro, porque você é o dono de seu domínio, ele levará a seu público a sua oferta, suas notícias, sua história, e encaixa perfeitamente em estratégias com diversos objetivos, seja de atração, relacionamento, vendas, entre outras.

Respondendo o questionamento do título deste artigo: Sabendo usar o e-mail de forma correta e estratégica, para o público alvo e correto, combinando com ferramentas de envio de e-mail avançadas, sim, é possível aumentar as vendas através do e-mail marketing! E quando falamos de forma correta e estratégica, é baseado em um conhecimento destinado e atento a quem queremos comunicar e vender.

Contextualizando:

As pessoas não se sentem à vontade com anúncios que as interrompam, por exemplo: você está navegando na web quando, de repente abre uma janela oferecendo uma promoção. Você não estava esperando aquilo, você talvez nem tenha interesse naquele produto, e pode lhe causar estranheza, então, por que adotar estas táticas em sua comunicação?

A comunicação direcionada, que utiliza do e-mail como forma de relacionamento é válida também por não ser invasiva. Você pode se perguntar: mas como mandar e-mail se não tenho para quem enviar?

A resposta está na atração, você atrai o cliente pelo conteúdo que promove no seu blog e redes sociais, cria meios de conseguir cadastros para a sua base e começa a nutrir esta relação – falando nisso, se você quiser conhecer mais sobre este sistema de marketing digital, pode clicar aqui e baixar gratuitamente o Guia de Introdução ao Inbound Marketing. Entendeu como se faz? Esse é um bom exemplo de como você pode conseguir obter o e-mail de seu público alvo e torná-lo seu cliente.

Mas como executar uma estratégia com de e-mail marketing? Estes seriam alguns passos ideais:

  • Desenvolva conteúdo relevante, direcionado a atrair o público para visitar o seu blog e redes sociais;
  • Disponibilize eBooks e conteúdos exclusivos para acesso após o visitante preencher cadastro com seu nome e e-mail, sinta-se a vontade de pedir mais informações, se for necessário, mas não exagere;
  • Feito, seu visitante se cadastrou e virou um lead, alguém para sua marca construir e manter relacionamento;
  • A partir de agora a idéia é conversar, manter o lead informado, promover promoções, conteúdos relevantes, descontos exclusivos e ele sempre por perto, ativo e ligado a sua marca.

Agora você consegue perceber a importância que o e-mail marketing pode fazer em sua empresa, aplicando esta estratégia de forma correta, sua empresa pode aumentar seu faturamento mensal exponencialmente. Se você se interessou e quer saber mais sobre e-mail marketing e outras estratégias digitais, entre em contato conosco, através de nosso e-mail agencia@ozorio.com.br

Por Hélison Leeher com contribuição de Fabielle Zemolin e Claudio Ozório

 

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