Primeiro, para quem é util?

O WhatsApp Business é focado em micro e pequenas empresas e possui alguns recursos de automação. Antes de instalar, é importante saber que trata-se de um app distinto, destinado a contas comerciais, então, você não vai conseguir usar seu número no whastapp pessoal e no business ao mesmo tempo, ou sua conta é pessoal ou ela é comercial – faça sua escolha!

Explicando: digamos que você já possui um número de celular exclusivamente para o uso comercial de sua empresa no whatsapp e prentende passar a usar o app whatsapp business. Ao instalar o aplicativo será solicitado inserir o número do telefone, ao fazer isto, o sistema irá lhe perguntar se você quer transferir o mesmo para uma conta comercial, desativando automaticamente o acesso pelo whatsapp pessoal – importante: no momento de transição o app carrega seus grupos mas não as suas mensagens trocadas, isto é perdido caso você não tenha um backup em algum serviço na nuvem como o google drive. Depois de enviar as mensagens de conferência e configuração, passado algumas horas o app irá conferir o número e identificar o mesmo com um selo de conta comercial verificada.

Por serem apps distintos, se você possui um smartphone com dois chips, sendo um destes números para uso comercial, poderá usar este no aplicativo lançado, mantendo ativo o seu whatsapp pessoal no aparelho.

De qualquer modo, siga lendo e descubra se os novos recursos se enquadram em seu uso pois o app é feito para ser um canal e responder como empresa, não para um colaborador.

Mensagens automatizadas (mas nem tanto)

O aplicativo possui o recurso de automatização de mensagens que podem ser personalizadas para questões específicas, por exemplo:

1° contato: o cliente faz o primeiro contato com você e receberá uma mensagem de boas vindas – olá, seja bem vindo a este canal de relacionamento.

Fora de horário: o cliente envia mensagem fora do seu horário de atendimento – olá obrigado por seu contato, no momento não podemos lhe atender mas retornaremos no próximo dia útil a partir das xx horas.

Atalhos: você pode configurar atalhos como “/obrigado” para criar textos de agradecimento ou outras conversas. Basta clicar nos atalhos e ele envia a mensagem completa que foi criada por você.

Rumores de automação de envio de mensagens para alguns ou todos os contatos existem, porém o que se sabe é que será lançada uma versão paga do app, possivelmente com este e com mais outros recursos.

Perfil da empresa

O perfil da sua empresa no WhatsApp Business permite o preenchimento de mais dados: endereço em mapa, ramo de atuação, descrição da empresa, horário de atendimento, email e site.

Métricas e dados

O WhatsApp Business possui um menu de estatísticas, encontrado na seção de configurações da sua empresa, e permite ver dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Etiquetas – organize as mensagens

O WhatsApp Business tem uma função de etiquetas para você identifcar melhor suas conversas, marcando-as como “novo cliente”, “fornecedor”, “pagamento pendente”, etc. Para isso, basta abrir uma conversa, tocar no ícone do menu, no canto superior direito da interface e escolher a opção referente a adicionar novas etiquetas ou usar as pré programadas.

Resumindo

Se o WhatsApp já possui uma função importante de atendimento em nome de sua empresa, assinando pela marca ao enviar mensagens, seja para relacionamento e ou vendas, o WhatsApp Business é certamente uma ferramenta poderosa e vale ser utilizado. Porém, não é algo ainda destinado a equipes de venda ou atendimento que usam o aplicativo para contato pessoal entre eles e os clientes, assinando por exemplo: Chegaram novidades, fale comigo, Fulano, loja X.

Ficou alguma dúvida ou quer falar sobre alguma estratégia, envie email para claudio@ozorio.com.br e fale comigo.

Cláudio Ozório

Mercadólogo :: Ozório Design e Digital

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