Comunicação e tecnologia andam juntas e estão por trás das mudanças que influenciam a nossa forma de consumir e também de produzir conteúdos nas plataformas digitais. Em 2017 passamos por muitas inovações no marketing digital, mas assim como na nossa vida, as estratégias também precisam ser renovadas ano após ano, então hoje viemos trazer alguns itens que prometem ser tendência de marketing digital em 2018.

Chatbot: chamado também de assistente virtual, o chatbot (abreviação para robô de chat) é um software que gerencia a troca de mensagens entre uma empresa e seus consumidores.  A ferramenta é uma ótima forma de interagir com o público e funciona dentro de sites e aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger, Skype, Twitter, etc.

Se você quer testar ou passar a usar o chatbot, há diversas opções online para baixá-lo, entre elas a versão gratuita do chatfuel.

Inteligência Artificial: no Brasil algumas empresas  já vem realizando a prestação de serviços com IA, elas fazem parte da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), que tem como missão acelerar a adoção de plataformas de IA que melhorem a produtividade da economia brasileira.

Em benefício do marketing, a IA  pode ser adotada em recursos como o reconhecimento de voz e imagens, para otimizar anúncios, ensinar um software a tomar decisões baseadas em big data, bem como, o processamento de linguagem natural com os chatbots, entre outros.

Como exemplo de serviço que utiliza IA, temos o Google Assistente – um serviço de inteligência artificial criado para ser o ajudante pessoal de quem usa celular android, aplicativos de bate papo ou o alto-falante inteligente Google Home.

Realidade Virtual: imagine poder simular como uma peça ou qualquer ambiente da sua casa ficaria se passasse por uma reforma. Isso é possível através da realidade virtual, que permite uma imersão completa do usuário em um ambiente, a partir de efeitos visuais, sonoros e táteis transmitidos geralmente por óculos e headsets.

A finalidade dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo. Segmentos como o setor imobiliário estão se posicionando no mercado e utilizam a realidade virtual ao produzir vídeos em 360ºC e até mesmo em 3D dos imóveis disponíveis para locação. Portanto, fique atento! Essa tática de marketing melhora a experiência do cliente em relação ao que você oferece a ele.

Os games também prometem ser ainda mais interativos devido à realidade virtual e a criação de equipamentos como o óculos rift, que proporciona ao jogador vivenciar todas as aventuras como se estivesse no interior do jogo.

Vídeos: os vídeos já estão presentes há algum tempo na internet e só tendem a aumentar no próximo ano. De acordo com um estudo encomendado pela empresa criadora de vídeos outstream, a Teads, a publicidade em vídeo gera 16% mais engajamento com o público.

Na primeira quinzena de dezembro, o Facebook anunciou que vai priorizar a visualização de vídeos na feed. Essa modificação leva em conta dois fatores: a busca das pessoas pelos vídeos na barra de pesquisa ou direcionando-se até determinada página (intenção), e a quantidade de visualizações de um vídeo feita pelo usuário (repetição).

Influenciadores: os influenciadores digitais tem um público engajado e fiel, o que pode ser um grande aliado para a divulgação da sua marca ou serviço. Mas como saber para qual influenciador pedir ajuda? É preciso estar atento e entender com que público ele conversa, se é realmente o seu ou de outro nicho, se ele tem credibilidade, carisma e habilidade para transmitir a mensagem. Outro ponto importante é focar no alcance e interação do influenciador e não só no seu número de seguidores.  

Mas antes de mais nada, não esqueça: peça para o influenciador focar naquilo que o seu produto faz pelas pessoas!

E você, pretende implementar ou já implementou alguma dessas tendências na sua empresa? Envie-nos um e-mail, queremos trocar uma ideia sobre suas metas para o ano que está por vir!

*Este artigo possui informações dos sites:

Tecmundo: https://www.tecmundo.com.br/software/122847-google-libera-experiencia-inteligencia-artificial-direto-navegador.htm

Abria: http://abria.com.br/

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