A notícia que mais bombou nas redes hoje foi o anuncio que o querido Mark Zuckerberg anunciou que fanpages terão menor relevância em relação a publicação de amigos e familiares que serão prioritárias. A ideia da rede é retomar a origem, ser uma rede social de interação entre as pessoas, e assim, manter-se interessante aos usuários. Na prática, nada de novo, esta mudança já vinha sendo discutida e por muitos especulada.

Mas afinal, o que isso significa? Como irá atingir a sua empresa?

Para as empresas, a mudança que irá ocorrer nos próximos meses no algoritmo que gerencia o feed indica que o conteúdo publicado deverá ser cada vez mais estratégico, atrativo e provocar interações naturais (nada de curta aqui, marque ali, escolha entre – isso será banido e combatido). A ideia é ser relevante para ser notado, e nem adianta aumentar o volume de publicações, isso não vai ajudar, ao contrário, a origem da mudança vem justamente da reclamação dos usuários que tem reclamado da grande quantidade de publicações de empresas na rede.

– “Uma vez que há mais conteúdo público do que posts de amigos e da família, o feed afastou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer: ajudar a nos conectarmos uns com os outros”, disse o CEO do Facebook.

Resumindo, é possível que a sua página perca alcance, mas isto vai depender muito de fatores como o tipo de conteúdo produzido, qualidade, métricas e afins. Cada vez mais a gestão de sua fanpage tem de ser profissional e baseada em inteligência estratégica, postar por postar não vai funcionar.

Outro fator importante, o Facebook não esta apenas preocupado com o feed dos usuários, ele já se provou eficiente para as empresas, e esta mudança irá forçar as mesmas a entender que para falar com uma audiência é preciso pagar, ou seja, o Facebook tem que ser compreendido como um veiculo de comunicação (muito eficiente) e quem quiser alcançar clientes e se manter em evidência tem que invester em anúncios dentro deste veículo. Fica dica, em 2018, sua empresa terá de investir em anúncios no Facebook. Sim, é espertinho este Mark.

Um dado importante, atualmente as pessoas são alcançadas por apenas 20% das páginas que curtem, então a disputa por audiência já é acirrada, o que reforçar que sua comunicação digital não pode depender somente desta rede, produzir conteúdo para seu site e ou blog, e utilizar de estratégias de email marketing são essenciais. Por sinal, esta mudança irá fortalecer uma questão importante: conquiste e construa sua base de leads (cadastros de clientes).

Olha o Inbound Marketing aí!

Uma base de leads, ou seja, clientes cadastrados, permite a comunicação direta através do email, e uma série de estratégias de conquista, retensão e relacionamento. Leads atualmente são o maior e melhor recurso a se possuir para a prática do marketing digital.

E não é querer insistir, mas é mais um reforço que mostra que é a hora do Inbound Markerting: conquistar clientes através de conteúdo atrativo, publicado em sites e blogs, compartilhado nas redes, ganhando o interesse de forma espontânea e combinando a estratégia de relacionamento de acompanhar e reter este cliente em sua jornada de compra.

Quer saber mais? Ficou com dúvida? Me manda uma mensagem e vamos bater um papo 

Cláudio Ozório :: CEO Ozorio Design e Digital

Fale comigo em meu whatsapp https://goo.gl/X2fFEi

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *